A decisão foi assinada pelo então reitor Gildásio Guedes no dia 19 de novembro, um dia antes de deixar o cargo, e publicada no dia 21. Thiago Mayson foi condenado a 18 anos e seis meses de prisão por quatro crimes, entre eles estupro e assassinato de Janaína Bezerra, estudante de 22 anos.

Thiago Mayson teve a prisão decretada suspeito de ter matado a estudante de jornalismo na UFPI. — Foto: Reprodução Rede Social

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) expulsou oficialmente Thiago Mayson da Silva Barbosa, condenado por estuprar e assassinar a estudante Janaína Bezerra em janeiro de 2023, nas dependências da instituição. A decisão foi assinada pelo reitor Gildásio Guedes no dia 19 de novembro, um dia antes de deixar o cargo, e publicada no dia 21, quase dois anos após o crime.

“Entendeu a comissão apuratória que o discente Thiago Mayson da Silva Barbosa incorreu em infração punível com pena de desligamento por se tratar de delito sujeito a ação penal”, apontou trecho da decisão.

Thiago Mayson era estudante do mestrado em matemática da Universidade Federal do Piauí. Uma sindicância feita pela diretoria do Centro de Ciências da Natureza (CCN), em março de 2023, recomendou sua expulsão. O procedimento foi concluído e o documento com os resultados foi entregue à Procuradoria Jurídica da Universidade.

Condenado a 18 anos de prisão

Thiago Mayson foi condenado a 18 anos e seis meses de prisão por quatro crimes, entre eles estupro e assassinato de Janaína Bezerra, estudante de 22 anos. O crime aconteceu em uma sala da Universidade Federal do Piauí, em Teresina, durante uma calourada, no dia 28 de janeiro deste ano. O resultado saiu no dia 30 de setembro de 2023.

Após mais de 20 horas de julgamento no Tribunal Popular do Júri, o conselho decidiu pela condenação por homicídio, estupro, vilipêndio de cadáver e fraude processual, e o juiz Antônio de Reis Nolleto fez a dosimetria da pena.

O julgamento de Thiago Mayson foi adiado duas vezes.

A pena prevista pela acusação era de cerca de 70 anos de prisão. Por entender que seria necessária a acolhida pelos jurados da qualificadora de feminicídio, o que não aconteceu, a acusação pretende recorrer da decisão.

O crime

O estupro e assassinato da estudante de jornalismo, Janaína Bezerra da Silva, de 22 anos, aconteceram em 28 de janeiro de 2023. A jovem foi morta dentro de uma sala de estudo do curso de matemática da Universidade Federal do Piauí (UFPI), durante uma calourada.

O réu, que era estudante do mestrado em matemática da Universidade Federal do Piauí, já conhecia a vítima e a encontrou durante uma festa no campus Petrônio Portella, os dois foram para uma sala à qual ele tinha acesso por ser estudante do mestrado, onde ocorreu o estupro e assassinato de Janaína, que cursava jornalismo na instituição.

A Justiça do Piauí aceitou a denúncia contra o estudante de mestrado. O processo correrá na 1ª Vara do Tribunal do Júri. O mestrando Thiago Mayson Barbosa, de 28 anos, está preso desde o flagrante, na Cadeia Pública de Altos.

A Justiça converteu a prisão em flagrante para preventiva durante audiência de custódia ocorrida um dia após o crime, no dia 29 de janeiro. Com a prisão do suspeito, o inquérito foi concluído em nove dias, a denúncia foi feita pelo Ministério Público no dia 14 de fevereiro, sendo aceita pela Justiça no dia 17.

You May Also Like

More From Author

+ There are no comments

Add yours