Dorival Júnior técnico da seleção brasileira/Foto: Mauro Pimentel
Dorival Júnior iniciou nessa segunda-feira (11) a preparação da Seleção Brasileira para os jogos diante da Venezuela, na quinta, fora de casa, e do Uruguai, na próxima terça-feira, em Salvador, ambos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. E, para as duas últimas partidas da equipe no ano, ele precisou se adaptar a um problema que encara desde sua primeira convocação, em março: corte de jogadores por lesão. Até aqui, foram nada menos do que 17 mudanças de lista em cinco convocações.
Os jogadores desligados agora foram Eder Militão e Rodrygo, que se lesionaram na goleada por 4 a 0 do Real Madrid sobre o Osasuna, sábado (9), pelo Campeonato Espanhol. O defensor teve ruptura completa do ligamento cruzado anterior do joelho direito, enquanto o atacante sofreu lesão muscular no reto femoral da perna esquerda. Léo Ortiz e Gabriel Martinelli foram convocados em seus lugares.
Há 11 dias, quando anunciou a lista de convocados para os dois próximos jogos da Seleção Brasileira, Dorival Júnior já havia lamentado o alto índice de jogadores que precisou desconvocar desde que assumiu o time, no início do ano. Por ironia, na ocasião ele comemorou o fato de Rodrygo ter tido uma lesão muscular menos grave do que se pensava e estar com caminho aberto para convocar novamente o atleta.
“Em quatro convocações nós tivemos 15 cortes já com elas (listas) definidas. Procuramos nos acercar o máximo possível em relação às tomadas de decisões —, disse o técnico da Seleção Brasileira no início do mês.” O Rodrygo, quando imaginava-se uma lesão também de segundo grau, não aconteceu.
Foto: Oscar del Pozo
A lesão, contudo, acabou acontecendo justamente no último jogo antes de Rodrygo se apresentar. O atacante é um dos jogadores que mais atuaram sob o comando de Dorival Júnior na Seleção, aparecendo em dez partidas. Ao lado de Endrick e Raphinha, ele é um dos artilheiros do time na ‘Era Dorival’, com três gols marcados.
Cortes da Seleção Brasileira desde que Dorival Júnior assumiu
Amistosos — Inglaterra e Espanha
Ederson (deu lugar a Léo Jardim)
Marquinhos (Fabrício Bruno)
Martinelli (Galeno)
Casemiro (Pepê)
Gabriel Magalhães (Bremer)
Amistosos com Estados Unidos e México + Copa América
Ederson (Rafael)
Eliminatórias — Equador e Paraguai
Yan Couto (William)
Savinho (Lucas Moura)
Pedro (João Pedro)
Éder Militão (Fabrício Bruno)
Eliminatórias — Chile e Peru
Alisson (Weverton)
Bremer (Beraldo)
Guilherme Arana (Alex Telles)
Vinicius Júnior (Andreas Pereira)
Éder Militão (Fabrício Bruno)
Eliminatórias — Venezuela e Uruguai
Éder Militão (Léo Ortiz)
Rodrygo (Gabriel Martinelli)
Fonte: Lance