A Graviton Scientific Society (GSS) conduziu uma expedição no sábado (27/07) e no domingo (28/07) em busca de detritos do meteoro que iluminou o céu do Piauí na madrugada de 13 de julho. O material coletado será submetido à análise por pesquisadores.
FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS
A operação envolveu uma equipe multidisciplinar de cinco pessoas e cobriu uma área de aproximadamente 16 km² nas proximidades da cidade de Padre Marcos. Esta região foi selecionada com base em estudos preliminares de grupos de pesquisa, como a BRAMON (Rede Brasileira de Observação de Meteoros), que identificaram-na como a mais provável para encontrar os detritos.
Métodos de Busca
Durante a expedição, a equipe da GSS utilizou três métodos de busca: óptico, eletromagnético e físico (coleta de amostras). “Esses métodos permitiram uma investigação detalhada do local, garantindo que todas as possíveis evidências fossem cuidadosamente examinadas”, informou a GSS. As amostras coletadas foram enviadas para análise para determinar se são fragmentos do meteoro.
Apesar de nenhuma amostra ter sido confirmada como um fragmento da rocha espacial até o momento, a Graviton Scientific Society considera a missão um sucesso devido à minuciosidade da investigação e ao rigor dos métodos utilizados.