Brasileiro avançou às quartas de final com uma nota quase perfeita ao bater algoz japonês; foto repercutiu nas redes e na imprensa internacional
Além da performance impressionante do surfista Gabriel Medina nas ondas tubulares de Teahupoo, no Taiti, quem roubou a cena na tarde olímpica desta segunda-feira foi Jerome Brouillet. O fotógrafo da Agência France Press clicou o momento em que Medina deu um salto ao fazer o sinal de número 1 na foto. A prancha do surfista ficou exatamente no mesmo ângulo dele, o que chamou atenção pelo enquadramento da imagem.
Como fotógrafo tirou foto de Gabriel Medina em Teahupo’o?
Em entrevista ao The Guardian, o francês disse que ficou “chocado” com a fotografia, mas revelou que não foi difícil capturar o momento.
— Então ele [Medina] está atrás da onda e eu não consigo vê-lo, e então ele aparece e eu tirei quatro fotos e uma delas era esta. Não foi difícil tirar a foto. Era mais sobre antecipar o momento e onde Gabriel vai dar o pontapé inicial na onda.
Assim que viralizou, os elogios à foto se multiplicaram nas redes sociais e na imprensa internacional. “Monumental”, “Absurda”, “Imagina ter uma foto dessa para postar” estão entre os comentários dos internautas que se encantaram com a imagem do surfista. Com as imagens sendo enviadas automaticamente da câmera para seus editores, a reação dos companheiros surpreendeu o fotógrafo.
— Eu estava apenas checando meu telefone no intervalo de seis minutos após a filmagem e recebi muitas notificações nas redes sociais e pensei que algo estava acontecendo com esta cena e ela foi compartilhada na ESPN e pensei: ‘legal’. É muito legal, é uma foto legal e muitas pessoas adoram. Não é realmente uma fotografia de surfe, então ela captura a atenção de mais pessoas.
Para Brouillet, a imagem memorável foi agradável:— Consegui a foto do dia, estava com seis fotógrafos talentosos no barco e com certeza todo mundo vai esquecer disso na semana que vem. Amanhã não será diferente — finalizou.
Gabriel Medina se classifica para às quartas finais do surfe
Com a maior nota da Olimpíada até aqui ao tirar 9.9, Medina se classificou às quartas de final e busca conquistar a segunda medalha do surfe brasileiro nos Jogos.