Jornalista Rafael Campos/Reprodução
Na última semana, a Confederação Nacional do Transporte anunciou os vencedores da 31ª edição do Prêmio CNT de Jornalismo. E, entre os vencedores, estava o nome de um picoense.
O jornalista Rafael Campos, que vive e trabalha em Brasília há 15 anos, foi o vencedor na categoria Áudio, com o podcast “Levando Esperança: as histórias de quem levou, por terra, ar e rios, a solidariedade ao RS”, do portal Metrópoles.
Com roteiro e narração de Campos, além de apuração feita por Amanda Barradas, Cleverton Silva, Natália Moraes e Neila Guimarães, o podcast conta histórias de brasileiros que não hesitaram em se doar para os gaúchos depois da tragédia.
Por meio das histórias de funcionários públicos, aposentados, pessoas comuns e militares, você vai conhecer quem enfrentou as chuvas usando diversos meios de transportes para levar um pouco de alívio à população do estado em meio ao caos.
“Foi uma apuração difícil porque aconteceu enquanto muitas famílias gaúchas ainda não sabiam como poderiam recomeçar. Mas foi importante ver o trabalho social do jornalismo em evidência em um momento que tantos brasileiros ao redor do país decidiram mostrar o melhor lado deles, doando para ajudar os moradores do Rio Grande do Sul”, disse Rafael Campos, que é filho do picoense Mury Campos e Noete Campos.
Sob o comando de Gabriel Foster, a equipe de áudio, composta por Bethânia Cristina, Blandu Correia, João Andrade, Leonardo Hladczuk, Lucas Viana e Vanessa Neiva, captou, tratou e editou o material. Lilian Tahan, Priscilla Borges, Otto Valle e Olívia Meireles coordenaram o projeto e aprovaram o roteiro que chegou à redação.
A equipe premiada receberá uma premiação em dinheiro no valor de R$ 35 mil. Além disso, a entrega do Prêmio CNT de Jornalismo 2024 será feita em uma grande festa que acontece no dia 4 de dezembro, em Brasília.
folha atual