Convenção foi realizada na tarde desta terça-feira (30), no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi), na Zona Leste de Teresina.
O PSOL lançou oficialmente a candidatura de Francinaldo Leão à prefeitura de Teresina. A convenção do partido aconteceu na tarde desta terça-feira (30), no auditório da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi), na Zona Leste da capital.
Além de Francinaldo, o partido definiu Maria Lúcia Oliveira como candidata a vice-prefeita. Algumas das principais propostas dos candidatos do PSOL incluem a criação de pontos de lazer em Teresina e a valorização dos rios e árvores da cidade.
“A periferia de Teresina vem sempre sofrendo no tempo de inverno, no tempo da seca… Nossos companheiros de chapa são praticamente todos da periferia, inclusive nossa [candidata a] vice Maria Lúcia, lá do Lagoas do Norte. Trazemos pautas diferentes daquilo que os outros candidatos falam, como saneamento básico e meio ambiente. Estamos inseridos nas comunidades, então sabemos os seus problemas”, afirmou Francinaldo.
Francinaldo Leão nasceu em Porto em julho de 1975. Filho de imigrantes rurais, chegou com a família aos 15 anos de idade a Teresina, morando na Pedra Mole, na periferia da Zona Leste. Precisou buscar moradia para sua família e esteve no início da ocupação onde hoje está o bairro Cidade Jardim. Morou em barraco de lona e atuou na defesa da moradia, educação, saúde entre outras frentes desde sua adolescência.
Ele ingressou no movimento comunitário aos vinte anos de idade na Associação Comunitária da Cidade Jardim. É fundador do Partido Socialismo e Liberdade no Estado do Piauí. Foi estivador, vendedor no comércio local e atualmente trabalhador informal, como motorista de aplicativo. Francinaldo já foi candidato a vereador em Teresina nas eleições municipais de 2020 pelo PSOL.