Novena Perpétua da Vila Operária é reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Piauí

O governador do estado, Rafael Fonteles, incluiu a manifestação religiosa também no calendário oficial de eventos do estado.

Novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que ocorre na Paróquia de São José Operário há mais de 60 anos, na Vila Operária, Zona Norte de Teresina, tornou-se patrimônio cultural imaterial do estado do Piauí por meio de lei nesta terça-feira (30).

O padre Tiago Herbert, pároco da paróquia de São José Operário, contou ao g1 que essa foi a oficialização de algo já reconhecido pelos fiéis. A publicação foi feita no diário oficial da segunda (29).

“Foi uma notícia muito feliz que recebemos. É algo que a gente já sabia porque para o povo já tinha esse reconhecimento de muitos anos pela fé e devoção, mas receber oficialmente essa homenagem como patrimônio cultural e imaterial trouxe para nós uma alegria muito grande”, disse o padre.

A Lei 8.466, de 26 de julho de 2024, é de autoria da deputada estadual Gracinha Moraes Souza (PP) e foi sancionada pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles. Ele ainda incluiu a manifestação religiosa no calendário oficial de eventos do estado do Piauí.

Tradição

A novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou na Vila Operária no início da década de 1960 e foi implantada por missionários redentoristas norte-americanos que desenvolveram missões em Teresina a convite de Dom Avelar Brandão Vilela que, na época, era arcebispo da capital.

Com o passar dos anos, o número de fiéis aumentou consideravelmente até a devoção se tornar amplamente conhecida na cidade e em regiões próximas.

Terça-feira para nós é um dia muito gratificante. Uma das coisas mais bonitas é que é um lugar que reúne pessoas de todo lugar, bairros, classes sociais, profissões. Aqui o que une é a fé. Na novena não tem distinção entre as pessoas. Todo mundo é igual diante da fé em Deus e em Nossa Senhora”, contou o padre Tiago.

Além da manifestação de fé, o padre afirma também que ao longo dos anos, após a novena, um centro econômico se forma entre os devotos. Muitos contam que tiraram o sustento da família por meio do sustento da venda de comidas e bebidas às terças-feiras na Vila Operária.

Segundo o pároco, aproximadamente 15 mil fiéis passam pela igreja às terças-feiras em 14 horários disponíveis para oração. Confira:

  • Manhã: 5h50, 6h30 (missa), 7h, 8h30, 9h30 (missa) e 10h30;
  • Tarde: 12h (missa novena), 14h, 15h, 16h e 17h;
  • Noite: 18h (missa novena), 19h, 20h;

You May Also Like

More From Author