O governador do estado, Rafael Fonteles, incluiu a manifestação religiosa também no calendário oficial de eventos do estado.
A Novena Perpétua de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que ocorre na Paróquia de São José Operário há mais de 60 anos, na Vila Operária, Zona Norte de Teresina, tornou-se patrimônio cultural imaterial do estado do Piauí por meio de lei nesta terça-feira (30).
O padre Tiago Herbert, pároco da paróquia de São José Operário, contou ao g1 que essa foi a oficialização de algo já reconhecido pelos fiéis. A publicação foi feita no diário oficial da segunda (29).
“Foi uma notícia muito feliz que recebemos. É algo que a gente já sabia porque para o povo já tinha esse reconhecimento de muitos anos pela fé e devoção, mas receber oficialmente essa homenagem como patrimônio cultural e imaterial trouxe para nós uma alegria muito grande”, disse o padre.
A Lei 8.466, de 26 de julho de 2024, é de autoria da deputada estadual Gracinha Moraes Souza (PP) e foi sancionada pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles. Ele ainda incluiu a manifestação religiosa no calendário oficial de eventos do estado do Piauí.
Tradição
A novena em honra a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro começou na Vila Operária no início da década de 1960 e foi implantada por missionários redentoristas norte-americanos que desenvolveram missões em Teresina a convite de Dom Avelar Brandão Vilela que, na época, era arcebispo da capital.
Com o passar dos anos, o número de fiéis aumentou consideravelmente até a devoção se tornar amplamente conhecida na cidade e em regiões próximas.
“Terça-feira para nós é um dia muito gratificante. Uma das coisas mais bonitas é que é um lugar que reúne pessoas de todo lugar, bairros, classes sociais, profissões. Aqui o que une é a fé. Na novena não tem distinção entre as pessoas. Todo mundo é igual diante da fé em Deus e em Nossa Senhora”, contou o padre Tiago.
Além da manifestação de fé, o padre afirma também que ao longo dos anos, após a novena, um centro econômico se forma entre os devotos. Muitos contam que tiraram o sustento da família por meio do sustento da venda de comidas e bebidas às terças-feiras na Vila Operária.
Segundo o pároco, aproximadamente 15 mil fiéis passam pela igreja às terças-feiras em 14 horários disponíveis para oração. Confira:
- Manhã: 5h50, 6h30 (missa), 7h, 8h30, 9h30 (missa) e 10h30;
- Tarde: 12h (missa novena), 14h, 15h, 16h e 17h;
- Noite: 18h (missa novena), 19h, 20h;